sexta-feira, 10 de junho de 2016

TERREIRO DO GANTOIS ACOLHE GRUPO TEATRO GRIÔ EM PROJETO TEATRO NO TERREIRO

O Terreiro do Gantois acolhe nos dias 10, 11 e 12 de junho, os artistas do grupo Teatro Griô e o público para a realização do projeto “TEATRO NO TERREIRO – Circulação, Formação e Vivência Cultural em Terreiros de Candomblé”, com encenação dos espetáculos do grupo TEATRO GRIÔ: “O Caçador de Sonhos”, “Na Teia de Ananse” e “Histórias de Mãe Beata” dirigidos por Rafael Morais; realização das oficinas “Vivência, Teatro e Tradição Oral” e de “Iniciação à Produção Teatral” além da promoção de “Roda de Conversa”. A realização deste projeto valoriza o ambiente dos terreiros de candomblé como espaço cultural e de agregação da comunidade, possibilitando o acesso gratuito do público à arte teatral, em ações que reúnem tradição oral, Arte de Narrar histórias, teatro popular, formação artístico-cultural, palestras e interação do público com artistas e mestres da tradição oral. As inscrições nas oficinas de formação devem ser feitas mediante o preenchimento de formulário específico que pode ser acessado pela internet no blog http://teatronoterreiro.blogspot.com.br/.
As atividades começam dia 10 de maio, sexta-feira, com a OFICINA “VIVÊNCIA, TEATRO E TRADIÇÃO ORAL”, das 9 às 17 horas, ministrada por Rafael Morais, aborda, de maneira vivencial, técnicas de narração, criação encenação de histórias a partir da memória, improvisação e estratégias para a narração de histórias de tradição oral. 
No dia 11, sábado, a programação começa pela manhã, das 8 às 12 h, com a OFICINA DE INICIAÇÃO À PRODUÇÃO TEATRAL, 20 vagas disponíveis, por Elson Rosário. Continua à noite, às 19 h com “O CAÇADOR DE SONHOS”, espetáculo inspirado nos Mitos dos Orixás, no qual Rafael Morais vivencia a arte de narrar histórias através de cantigas, orikis e mitos dos orixás, além memórias de sua vida, num singelo encontro com narrativas de tradição oral e personagens que vão desde deuses do candomblé até gente simples do cotidiano. Texto e direção de Rafael Morais; coautoria de Vanda Machado; figurinos de Tânia Soares; Iluminação de Nando Zâmbia e Operação de Som: Maicon Alisson.
Logo em seguida, às 19:45h, será apresentado o espetáculo “NA TEIA DE ANANSE – TRAMA DA PALAVRA”, com Tânia Soares, inspirado em contos e mitos de matriz africana, que revela a magia de um tecido narrativo inspirado nos narradores de tradição oral – griots e akpalôs. A tessitura desta teia apresenta uma contextura cênica cênica que interliga as dualidades e mistérios dos narradores tradicionais aos ardis do legendário Ananse – a aranha mítica, do povo africano axante, que ensinou aos homens a arte de tecer e contar histórias. Tem autoria e direção de Rafael Morais, atuação de Tânia Soares, cenário e figurinos de Gilson Rodrigues, Luz de Eduardo Tudella, Direção Musical de Amadeu Alves e Operação de Som: Maicon Alisson.
Fechando a noite de sábado, às 20:30 h, acontece a “RODA DE CONVERSA” que proporcionará ao público momentos de reflexão sobre teatro, tradição oral e vivência cultural, com participação da profa. Dra. Vanda Machado, da atriz e produtora cultural Déa Márcia e dos artistas e mestres em Artes Cênicas Rafael Morais e Tânia Soares.
No domingo, dia 12, às 19h encerra-se a programação com o espetáculo “HISTÓRIAS DE MÃE BEATA” cujas ancestralidade e sabedoria popular são os fios condutores. As fábulas recheadas de magia trazem à cena os contos da Ialorixá de Cachoeira-BA, Mãe Beata de Yemonjá, registrados no seu livro Caroço de Dendê. Nas tramas, sempre costuradas por músicas e danças, traduzem-se a vida e o encanto do Recôncavo Baiano, os mitos dos orixás e histórias de seres astutos e sagrados. Direção de Rafael Morais. Direção Musical de Ricardo Hardman; Figurinos e Adereços: Tânia Soares; Luz: Nando Zâmbia; Coreografias: Leda Maria Ornelas; Elenco: Alice Carvalho, Andréa Coelho, Clara Morais, Darluce Azevedo, Fabrícia Brito, Gabriela Sampaio, Grace Rosa, Josiene Borges, Lícia Brasileiro, Layno Sampaio, Marcos Machado, Ricardo Hardman, Vânia Valadares e Zidi Brandão.
O projeto TEATRO NO TERREIRO é um dos selecionados do Edital Agitação Cultural – Dinamização em Espaços Culturais da Bahia tendo apoio financeiro do CCPI (Centro de Cultura Populares e Identitárias), Secretaria de Cultura, Secretaria da Fazenda e Governo do Estado da Bahia.
                                              
Projeto Teatro no Terreiro com grupo Teatro Griô
Onde: Terreiro do Gantois (Ilê Ìyá Omi Àse Ìyámasé) – Alto do Gantois – Federação.
Quanto: Entrada Gratuita sujeita a lotação do espaço
Quando: 10/06 – Sexta-feira
09 às 12h e das 14 às 17h – Oficina Vivência, Teatro e Tradição Oral com Rafael Morais.
11/06 – Sábado
08 às 12h ‒ Oficina Iniciação a Produção Teatral com Elson Rosário.
19h – Apresentação O Caçador de Sonhos com Rafael Moraes
19:45h - Apresentação Na Teia de Ananse com Tânia Soares
20:30h - Roda de Conversa com Vanda Machado, Déa Márcia, Rafael Morais e Tânia Soares.
12/06 - Domingo
19h – Apresentação Histórias de Mãe Beata com Grupo Teatro Griô, direção de Rafael Morais.
Informações:
teatro@teatrogrio.com.br
www.teatrogrio.com.br
www.fb.me/teatrogrio
teatronoterreiro@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário