quarta-feira, 8 de junho de 2016

“NA TEIA DE ANANSE – TRAMA DA PALAVRA”

ESPETÁCULO TEATRAL “NA TEIA DE ANANSE – TRAMA DA PALAVRA” PARTICIPA DO PROJETO TEATRO NO TERREIRO, SÁBADO, DIA 11/06, NO GANTOIS.
Na noite de sábado, dia 11 de junho, às 20:30 h, fechando a programação noturna do projeto TEATRO NO TERREIRO, no Gantois, teremos a apresentado do espetáculo “NA TEIA DE ANANSE – TRAMA DA PALAVRA”, com a atriz e diretora Tânia Soares.
A peça teatral é baseada em contos e mitos de matriz africana, que revelam a magia de um tecido narrativo inspirado nos narradores africanos - griots. A tessitura desta teia apresenta um panorama de conexões entre os narradores tradicionais africanos e o fio de narrativas que desvenda poeticamente o percurso de um uso exclusivamente religioso até a sua popularização como histórias dos mais velhos. Uma contextura cênica que interliga as dualidades e mistérios dos griots aos ardis do legendário Ananse – a aranha mítica, do povo africano axante, que ensinou aos homens a arte de tecer e contar histórias. O acesso ao evento no Terreiro do Gantois é gratuito e sujeito a lotação do espaço.
A encenação integra a Pesquisa de Mestrado “Na Teia de Ananse – um griot no teatro e sua trama de narrativas de matriz africana”, desenvolvida por Rafael Morais no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - UFBA. Têm autoria e direção de Rafael Morais, cenário e figurinos de Gilson Rodrigues, Luz de Eduardo Tudella e Direção Musical de Amadeu Alves. Operação de luz: Nando Zâmbia. Som: Maicon Alisson.
O projeto TEATRO NO TERREIRO é uma realização do produtor e gestor cultural Elson Rosário em parceria com o grupo Teatro Griô e com a produtora executiva Nelma Belchote fazendo parte do edital Agitação Cultural – Dinamização em Espaços Culturais da Bahia tendo apoio financeiro do CCPI (Centro de Cultura Populares e Identitárias), Secretaria de Cultura, Secretaria da Fazenda e Governo do Estado da Bahia. Tem o apoio institucional do IRDEB, TVE-Bahia, Rádio Educadora FM, Celeiro Cultural, Finisher Studio, Uchoa’s Produções, Pizzaria Vila Rústica e Ilhéus Praia Hotel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário